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DICAS PARA PROSPECTAR

Procurando maneira de prospectar novos clientes, mas não sabe como?

Então você está no lugar certo!


Confira algumas dicas para aumentar sua lista de clientes:


Ofereça o seu produto a quem precisa:

Não adianta sair por aí falando com qualquer pessoa. É necessário que você alinhe bem sua prospecção. E a melhor maneira é estudar o mercado e as empresas que você pretende prospectar;


Não misture as tarefas:

Lembre-se que prospectar não é vender. O objetivo da prospecção é construir uma primeira parte do relacionamento comercial entre você e seu futuro cliente. Por isso, não tente abrir vendas logo no primeiro contato;


Peça indicações aos clientes atuais:

Essas indicações podem acontecer de forma espontânea ou mesmo ter uma estratégia de indicações, em que os clientes que você já tem em sua carteira indiquem outras empresas que se adequem ao seu produto. Em troca, ofereça descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente;


Olhe para o seu portfólio:

Faça a prospecção de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você. Retome contatos, programe novas visitas, entenda o motivo de a conta estar parada;


Esteja on-line:

Fazer negócios exige também a presença no mundo digital. Faça campanhas, utilize as redes sociais, analise seus concorrentes, busque conhecer novas pessoas e empresas. O mundo digital pode ser uma excelente vitrine;


Conheça o cliente:

Conhecer o cliente mostra que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial. Pesquise sobre a empresa, sua atuação, sua composição, seus produtos, suas necessidades. Leia sobre o mercado em que a empresa atua, saiba como a economia para o setor está caminhando;


Visite feiras e convenções:

Esses são lugares ótimos para realizar networking com pessoas influentes e tomadores de decisão. Além disso, ajuda você a entender como o mercado está se comportando e quais serão as novidades futuras;


Ajuste o foco:

Trabalhar seu target é essencial para a prospecção eficiente e para o sucesso do negócio. Prepare conteúdos relevantes nos e-mails, material de divulgação e newsletters. Saiba com quem você está conversando no telefone e se essa pessoa tem autonomia para tomar decisões. Na hora de prospectar, tenha certeza de que a empresa tem o perfil do seu produto;


Prepare seu script:

Evite improvisações no momento de conversar com o cliente. O ideal é preparar uma lista de questões que você deverá apresentar, como apresentar-se, dizer o nome da empresa e o produto que vende – o chamado 3 em 30. Tente descobrir se o seu interlocutor tem autoridade para comprar, se ele tem autonomia no orçamento e necessidade do seu produto. E lembre-se: ouvir também faz parte da prospecção de clientes. Deixe o seu contato falar, expor dúvidas. Transforme a prospecção num diálogo;


Defina os próximos passos:

Ao fim do primeiro encontro com o futuro cliente, defina com ele qual será o próximo passo – pode ser uma retomada da conversa ou uma apresentação. O importante é manter o contato. O sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança. Assim ele terá a sensação de que pode contar com você no momento mais crítico.


Agora que você já sabe todas as dicas para prospectar novos clientes, que tal aprender como ter um negócio bem-sucedido segundo a série Breaking Bad?

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