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Como ter um negócio bem-sucedido, segundo Breaking Bad

Você já assistiu a série Breaking Bad? Ela é uma das séries mais renomadas do cinema e entretenimento, ganhando vários prêmios por seu roteiro, direção e atuação. Sua trama é sobre um professor e um ex-aluno que constroem um império de tráfico, fabricando e vendendo metanfetamina. E durante as cinco temporadas, muitos ensinamentos são passados sobre como ter um negócio bem-sucedido (não apenas para tráfico de drogas rsrs). Então vamos para as dicas, sem spoilers:


1) Pesquise, antes de qualquer coisa:

Para iniciar o seu negócio, é necessário que você tenha conhecimento sobre o mercado, as ferramentas de trabalho e do público-alvo. Esses itens eram divididos entre os sócios Walter e Jesse. O Sr.Walter, durante muitos anos, foi professor de química para uma escola de ensino médio. Ou seja, ele já possuía grande conhecimento sobre as ferramentas e as fórmulas químicas para realizar o processo de produção. Mas sobre o mercado e o público-alvo, o conhecedor era Jesse. Ele era usuário de drogas, e também se envolvia com o tráfico, realizando a venda das substâncias. Por isso, quando os dois se juntaram para iniciar o seu negócio, mesmo não tendo experiência direta com aquilo que iriam começar a trabalhar, eles já tinham noção do que fazer e como deveriam agir. Então, a primeira dica é essa: se você ainda está em dúvida em algum processo do seu negócio, pesquise sobre e entenda-o antes de iniciar o seu empreendimento.


2) Não tenha medo de começar do zero:

Na série, Walter iniciou sua pequena e caseira produção de metanfetamina, junto com o seu parceiro Jesse. Eles possuíam apenas 10 mil dólares, e precisavam comprar um trailer, equipamentos e matéria prima para iniciar o plano. Tudo isso em um curto período de tempo. E além dessa problemática, Walter também se descobriu com câncer, logo no segundo episódio, com seus 51 anos. Mas isso não o impediu de focar e iniciar seu empreendimento. Por isso, acredite em você, acredite no seu negócio, e acima de tudo, não tenha medo! A capacidade de fazer dar certo você já tem, o necessário é apenas ir atrás do objetivo.


3) Estude seu produto:

Como já dito, Walter White era professor de química para um colégio de ensino médio, em Breaking Bad. E mesmo não tendo um trabalho de renome, ele possuía extremo estudo sobre a área. Esse conhecimento deu a ele a oportunidade de criar o melhor produto no mercado. Porém, o que chamou a atenção de seu público foi a diferenciação que ele fez do seu produto em relação ao mercado. As metanfetaminas que eram encontradas nas ruas tinham cor semelhante a gelo. Mas a droga criada por Walter e Jesse tinha uma coloração azulada. E foi esse marketing que fez eles ficarem conhecidos. Por isso, diferencie o seu produto do mercado, por mais que existam produtos semelhantes ao seu. Pense em algo que as pessoas identificarão logo de cara, e pensaram em sua marca, assim que olharem o produto.


4) Pense na sua marca como um todo:

Qual é a imagem que você quer passar para o mercado? Qual é a relação interna que você abordará em sua empresa? Como você garantirá que seu produto continue se diferenciando? Tudo isso a dupla de sócios explica na série. Logo no início, ainda na primeira temporada, Walter cria um codinome e monta um personagem em frente aos negociadores. Com óculos escuro, um chapéu e cara de mau, sr.White se transforma em Heisenberg, e conquista uma fama de mafioso entre seus parceiros comerciais. Além disso, ele e Jesse são os únicos que sabem como dar a coloração azul ao produto. Isso dá a eles uma segurança, já que sem eles a droga se assemelhará as demais existentes no mercado. Então com a imagem estabelecida e a segurança profissional assegurada, agora é o momento de se preocupar com a equipe. E os sócios montaram uma equipe incrível. Conseguiram conquistar (R$) a fidelidade de grandes parceiros, como segurança, administrador, vendedores e principalmente de seu advogado (o famoso Saul, que ganhou sua própria série Better Call Saul na Netflix). Essa equipe sólida lhes ajudara em vários momentos, principalmente na gestão de crises. Por isso, pense sempre na imagem da sua empresa no mercado, na sua comunicação e produção do produto, mas também pense muito bem na hora de contratar e gerenciar sua equipe. Esses três passos farão com que sua marca funcione e se destaque gloriosamente do mercado.


5) Pense grande e sonhe alto:

Durante todo o decorrer da série, vemos Walter com muita atitude e ambição. Ele tinha claro em sua mente o que gostaria de conquistar. Através de pequenos objetivos e metas, ele foi traçando o seu império. Sempre que alcançava a sua meta (não, ele não dobrava a meta), a próxima se tornava ainda maior e mais desafiadora. Isso foi motivando não somente ele, mas toda a equipe. E assim que conseguiram se estabelecer, começaram a ampliar as suas rendas de outras maneiras, para que se algum dia acontecesse algo, eles ainda pudessem ter um dinheiro alternativo. Ou seja, invista em outros serviços e produtos quando já houver estabilidade. Mas também invista nos seus sonhos e objetivos, pois serão eles que levarão você a ter um negócio bem-sucedido.


Breaking Bad ainda ensina muitas outras coisas relacionadas à vida financeira e empresarial, como por exemplo (SPOILER), ou (SPOILER), e ainda (SPOILER). Mas se você quiser saber mais, terá que assistir a série.


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