Vida Pessoal e Profissional, como equilibrar?



Um dos grandes desafios que enfrentamos diariamente é o de realizar tudo aquilo que gostaríamos de fazer na vida pessoal e profissional em apenas 24 horas. Frequentemente encaramos situações que nos consomem muito mais tempo do que gostaríamos. Devido a esse fluxo de falta de tempo acabamos, inconscientemente, prejudicando nosso desempenho profissional e pessoal.  Aquilo que havíamos estabelecido como prioridade se perde para que possamos resolver nossas urgências.

O avanço tecnológico favoreceu bastante para que a vida profissional se misturasse com a pessoal. É difícil delimitar o espaço de cada uma, por isso constantemente perdemos o controle. Para conseguirmos viver em harmonia com o lado profissional e particular, precisamos ser flexíveis e determinados. O equilíbrio entre ambas é fundamental para que possamos ter uma boa qualidade de vida.

Em nossos círculos de convívio é fácil encontrarmos pessoas insatisfeitas com a vida que levam, estão sempre estressadas, cansadas e desmotivadas. Sentem que trabalham demais e aproveitam a vida de menos. Também pode acontecer o contrário, amigos que costumam ser mais sensíveis e emotivos tendem a levar para o trabalho assuntos pessoais e acabam permitindo que isso prejudique o rendimento profissional. A verdade é que não existe uma “receita do bolo” para conseguirmos equilibrar os dois lados, o que podemos fazer é uma revisão geral da forma como levamos a nossa vida e através disso reorganizarmos nossa rotina para que a prioridade maior seja sempre o bem-estar.

 

Dicas para se manter equilibrado                                  

Selecionamos algumas dicas que podem auxiliar todos que desejam iniciar um processo de mudança e ter uma rotina um pouco mais harmônica. São informações simples, mas que impactam diretamente na forma como vivemos e observamos o mundo. Confira:

 

Paixão x ganância

Para sermos felizes precisamos trabalhar naquilo que gostamos, é só desse jeito que conseguimos a tão famosa realização profissional. Quando trabalhamos naquilo que nos satisfaz temos motivação para sermos cada dia melhores, buscamos aprendizados e enfrentamos desafios. Porém não podemos fazer tudo isso visando apenas o lucro ou uma promoção no trabalho. A ganância cega as pessoas e acaba tornando a vida bem mais pesada. Trabalhe para ser independente, para se sentir feliz e não para ter muito dinheiro. A riqueza, na maioria das vezes, é consequência de dedicação e de um trabalho bem feito.

 

Tempo Organizado

É importante saber quanto tempo levamos para realizar as tarefas comuns do dia a dia. Ter uma média de horas para deslocamento até o trabalho, demandas de tarefas e compromissos pessoais auxilia na organização do dia e evita estresse com possíveis atrasos.

 

Impor Limites

Esse é um passo importante, é imprescindível impor limites nos dois lados. Só observamos que é necessário o limite quando notamos que não vemos mais nossas famílias, não conseguimos mais ter um tempo para nós mesmos ou quando vamos trabalhar todos os dias extremamente chateados com situações que acontecem em nossa vida pessoal. Não permita que um aspecto da sua vida se sobreponha a outro.

 

Exercício para o corpo e alma

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal está diretamente ligado a  qualidade de vida. É preciso cuidar de si mesmo para que as coisas ao redor aconteçam de forma positiva.  Praticar exercícios físicos ou meditação é uma forma de manter o corpo energizado, focado e motivado.

 

Bons Sonhos

Dormir bem é fundamental para uma vida equilibrada. Só conseguimos ter energia para completar todos os compromissos de um dia quando temos uma boa noite de sono. Priorize os momentos de descanso e não abra mão deles.

 

Inteligência emocional e saber dizer não

Todas as experiências que passamos na vida acabam nos proporcionando maturidade emocional. Essa maturidade é importantíssima quando precisamos conciliar compromissos e lidar com as expectativas das pessoas que nos cercam. Além da inteligência emocional é preciso saber dizer não, conhecer limites e valorizar aquilo que é prioridade.

 

Com essas dicas é possível dar os primeiros passos para levar uma vida mais tranquila e com foco no bem-estar. Com um pouco de organização e dedicação é possível mudar os velhos hábitos para ter mais tempo de fazer tudo aquilo que se deseja.

Acompanhe as novidades