Relacionamento com Públicos de Interesse



A maneira como as organizações mantêm o relacionamento com os seus públicos afeta de forma direta na sua reputação. Valorizar o relacionamento com os diversos públicos, não somente com o consumidor final, é uma estratégia consistente de Marketing e Relações Públicas, que está relacionada diretamente com a criação e desenvolvimento de uma boa imagem institucional.
A globalização influenciou no surgimento de novas empresas, interferiu de forma direta no relacionamento delas com os seres humanos e principalmente modificou a forma com que os indivíduos enxergam as organizações. Atualmente as empresas estão descobrindo no relacionamento organizacional e na comunicação, maneiras de transformar pessoas em parceiros de negócio. Um alguém que muito além de consumir o seu produto vai disseminar, de forma espontânea no seu círculo de amizade, informações importantes e convincentes sobre a organização.

 

Públicos de Interesse

Entende-se como público de uma organização todo e qualquer ser humano que está de alguma forma ligado a ela. Seja essa pessoa um fornecedor, entidade de classe, concorrente, colaborador, acionista, consumidor, cliente, representante e etc. Todas as pessoas que contribuem, direta ou indiretamente, para o sucesso dessa organização são público de interesse e merecem atenção!
Como desenvolver um planejamento e estratégias de relacionamento:
Para trabalhar a comunicação e o relacionamento organizacional com os públicos é preciso desenvolver diferentes estratégias para cada um deles, afinal cada grupo se comporta de forma distinta e desperta interesses diferentes nas empresas.  Para iniciar a criação de estratégias de relacionamento é preciso levar sempre em consideração as duas palavras básicas que estão intrínsecas ao relacionamento: confiança e dependência. Confiança porque ela é a base de tudo – a empresa precisa confiar no seu público e ser responsável o suficiente para saber que ele também confia nela. E dependência porque os seres humanos e empresas dependem uns dos outros para sobreviverem – o relacionamento depende da ação de um e da boa aceitação do outro.
Baseado nisso, é possível iniciar um planejamento de relacionamento com cada um dos públicos de interesse.

 

Veja abaixo o passo a passo como iniciar esse planejamento:

 

  • Defina o público a ser trabalhado;
  • Faça levantamentos sobre o comportamento desse público, informe-se sobre tudo: preferências, hobbies, faixa etária, localização, personalidade e etc;
  • Faça um breve estudo com os gestores da sua empresa e verifique de que forma a comunicação voltada para o relacionamento pode auxiliá-los a se aproximar ainda mais das pessoas de interesse, quais são os gaps que eles mais observam;
  • Cruze as informações do público e da empresa e em cima de cada informação relevante levantada desenvolva uma estratégia/ação a ser realizada;
  • Determine quais serão os canais de comunicação utilizados nas estratégias de relacionamento, opte pelos mais efetivos e de fácil acesso do determinado público;
  • Inicie a operacionalização da sua estratégia/ação, envolva bons profissionais de comunicação nessa fase. Se achar necessário contrate um serviço especializado de comunicação, que irá lhe auxiliar na criação de uma campanha, no gerenciamento de mídias, na linguagem ideal e principalmente no posicionamento da sua ação;
  • Avalie sua estratégia/ação.  Se a sua ação for contínua, estipule prazos regulares para avaliar os resultados e fazer readaptações  quando necessário. E caso seja uma estratégia com tempo determinado, ao final da ação busque avaliar se ela alcançou o objetivo principal e também quais foram os pontos positivos que contribuíram e agregaram valor para a empresa.
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