Por que você deve repensar sua marca?



Todos nós evoluímos e enfrentamos experiências na vida que acabam modificando o nosso ser, isso também acontece com as marcas. Com o passar do tempo elas amadurecem, passam por transformações e modificam a forma com que se posicionam no mercado. O grande desafio dos profissionais de marketing e dos gestores de uma organização está em saber qual é o momento certo de repensar a marca e observar os pontos que precisam ser melhorados ou readaptados.

 

Conceitos

Antes de entender porque é preciso repensar sua marca, vamos primeiramente conhecer alguns conceitos da publicidade  e design que caracterizam a diferença entre logo, logotipo, logomarca e marca:

Logo: Elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome ou símbolo que representa uma organização.

Logotipo: arranjo distinto de letras no qual uma empresa é reconhecida pelo público.

Marca: representação simbólica de uma organização.

Logomarca: não é o termo correto de utilizar, pois segundo especialistas seria como dizer que logomarca é o “significado do significado”. Afinal logo é um elemento gráfico que significa algo e marca é uma representação simbólica de algo. O ideal é evitar essa palavra, embora ela esteja presente no dicionário.

Uma marca pode ser criada a partir do zero ou pode ser reformulada a partir do que já existe. O redesign é quando observarmos a necessidade de reestruturação e atualização da marca, são feitas alterações leves em cima do que já existe. Nesse processo é preciso tomar cuidado para não descaracterizar o conceito da marca. A essência permanece a mesma, as cores podem ser alteradas suavemente, mantendo as tonalidades originais e a tipologia e os elementos gráficos são modificados de forma moderada. Quando uma empresa ou produto novo é lançado no mercado é necessário criar uma marca, nessa situação é proposto tudo novo, é feito um desenvolvimento completo, os elementos e cores são pensados de acordo com um conceito previamente informado pelo cliente.

 

O que deve ter uma marca

Quando criamos uma marca, precisamos pensar nas diferentes situações em que ela será aplicada e replicada. Portanto, uma marca precisa funcionar pequena, em um adesivo, grande em um outdoor, ter legibilidade no digital e assim por diante. Ela deve possuir elementos, traços e menções que colaborem com o posicionamento da marca e com aquilo que ela deseja comunicar para o público.  Juntamente com as peças e contextos é necessário transmitir sensações como por exemplo: segurança, modernidade, leveza e etc.

 

Quando repensar sua marca

Existem algumas situações que exigem uma reestruturação de marca, abaixo elencamos as mais corriqueiras e fáceis de serem identificadas. É importante contratar um serviço especializado em criação e desenvolvimento de marcas, como uma agência de publicidade, sempre que você observar alguma dessas situações. Um serviço especializado irá ajudá-lo a redesenhar sua marca com profissionalismo e segurança.

 

Ampliação ou reformulação de produtos/serviços:

Eventualmente uma empresa amplia ou atualiza seu leque de produtos e serviços. Em algumas situações um elemento que era utilizado na marca acaba não representando mais o que a empresa oferece e precisa ser substituído ou excluído da identidade visual.

 

Aplicabilidade ruim:

É quando uma marca não funciona direito em impressões menores, não possui uma boa leitura digital ou não tem elementos de apoio, ela precisa passar por um processo de redesign para resolver essas questões.

 

Não representa o posicionamento da empresa:

Acontece quando a marca não condiz com o posicionamento que a empresa possui no mercado. Algumas marcas possuem elementos ou informações que contradizem ou não estão bem relacionadas com aquilo que a organização deseja comunicar.

 

A marca faz parte da empresa, é através dela que que as pessoas identificam uma empresa ou negócio, por isso é importante mantê-la sempre em dia com os valores e objetivos da organização. Quanto mais comunicativa for sua marca, mais simples se tornará o trabalho de posicionamento de mercado e marketing.

 

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