Modelo de canvas para a sua empresa



O modelo de canvas é a ferramenta de gestão responsável pela definição de um plano de negócios de uma empresa. É um método atual, moderno e prático que qualquer empresa pode aplicar para conseguir visualizar de forma consistente o futuro do seu negócio.

 

O modelo de canvas na prática

O Canvas é uma ferramenta prática e visual que reúne nove blocos que compõem um negócio. Os blocos são agrupados em quatro grandes questões que precisam ser respondidas antes de se iniciar todo o processo. As perguntas são:

 

Vou fazer o que?

Essa é a sua proposta de valor, o motivo pelo qual as pessoas vão adquirir os seus produtos/serviços.

 Para quem vou fazer?

Defina quem serão seus clientes, quais canais irá se comunicar com ele e como será o relacionamento com esse público.

Como vou fazer?

Quais são os recursos necessários, as atividades e os principais parceiros.

Quanto?

Avalie como serão obtidas as receitas e qual será a estrutura de custos necessária para viabilizar seu negócio.
Essas quatro perguntas acima serão norteadoras e simplificarão o método de preenchimento para o quadro com nove blocos que representamos a seguir:

 

modelo de canvas baixe aqui

 

O modelo de canvas deve ser montado em um mural de parede, tamanho bem grande, para que tudo que for relevante sobre a sua empresa caiba nesse espaço. Desenhe o seu quadro de forma idêntica ao quadro que simulamos acima.  Siga as indicações e a sequência abaixo para preencher cada conteúdo do quadro:

 

PROPOSTA DE VALOR

Neste item você definirá o valor do produto ou serviço para seus clientes. O valor é a razão pela qual as pessoas adquirem seus produtos ou serviços. Você deve pensar se o seu produto/serviço atende a uma necessidade de mercado.

 

SEGMENTO DE CLIENTES

Trace o perfil específico do seu cliente, como eles são descritos, com o que se identificam, onde estão localizados.

 

CANAIS

Determine de que forma seus produtos ou serviços chegarão até os clientes. Como o cliente encontrará você. Neste caso quanto mais curto for o caminho do seu cliente até você melhor.

 

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Defina como conquistará e manterá uma boa relação com seus clientes. Como irá fidelizá-los e mantê-los sempre próximos da sua empresa.

 

FONTES DE RECEITA

Estabeleça como será a entrada do dinheiro, quais serão as formas de pagamento disponibilizadas aos seus clientes. Lembre-se que a forma de cobrar deve estar em comum acordo com a forma que o seu cliente costuma e gosta de pagar.

 

RECURSOS PRINCIPAIS

Complete com uma listagem de todos os recursos necessários para fazer seu negócio funcionar. Contemplar recursos físicos, financeiros, intelectuais e humanos.

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Situe quais são as ações necessárias para realização do seu negócio.

 

PARCERIAS PRINCIPAIS

Identifique os fornecedores e parceiros que apoiarão o seu negócio, busque otimizar e reduzir os riscos.

 

ESTRUTURA DE CUSTOS

Faça um levantamento do que vai gastar para a realização da proposta de valor, englobe todos os custos envolvidos para operação do negócio.
Próximos Passos
O Canvas vai ajudar os empreendedores e donos de empresa a visualizarem melhor o posicionamento, necessidades e futuro de seus negócios. A partir da criação do modelo de negócio os empresários devem elaborar o plano de negócio, desenvolver um planejamento estratégico e definir seus pilares de gestão, esse material riquíssimo servirá como base para que a empresa prospere, mantenha-se focada e principalmente preparada para enfrentar os desafios do mercado.

Acompanhe as novidades