Como definir a Missão, Visão e Valores de uma empresa



A Missão, Visão e Valores são os pilares que sustentam a competitividade de uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte.

 

A definição desses pilares deve ser dada partir de uma análise SWOT e um planejamento completo e bem embasado. Essas definições não são eternas, podem ser readequadas sempre que houver um novo planejamento ou posicionamento na empresa. Os pilares servem também como base para uma liderança mais eficaz, como norteador para novos integrantes da empresa e também como uma fonte de consulta, sempre que a empresa perder seu foco no mercado, atualize a sua Missão, Visão e Valores.

 

Missão

A missão nada mais é do que a resposta para duas perguntas simples: “O que a empresa faz?”  e “Para quem faz?”. É o seu propósito de existência. Vamos levar como exemplo a missão do Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” A primeira parte da missão:  é a resposta para a pergunta sobre o que a empresa faz. Já o “…em caráter universal” é o que responde a segunda pergunta que se refere para quem a empresa faz, nesse caso em específico para todas as pessoas do mundo.

Não há a obrigatoriedade de seguir essa ordem de perguntas. Veja como exemplo a missão da empresa Nestlé: “Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.” Nesse caso as primeiras palavras são destinadas para o público que a empresa trabalha e a segunda parte sobre o que a empresa faz.

 

Visão

A visão é o principal quesito norteador de uma empresa, nele são descritas as convicções de uma empresa, é onde ela projeta seu futuro, como quer ser notada pela sociedade e público-alvo, quais são suas metas e até onde ela deseja chegar. Esse item deve ser pensado de médio a longo prazo.
Podemos levar como exemplo didático a visão das empresas Fiat e HSBC. A primeira tem como missão: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.” Já a segunda leva como visão: “Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.”
Demos como exemplo duas visões de empresas de grande porte, porém isso não significa que empresas menores não devam criar sua visão. Muito pelo contrário, a visão é importantíssima para que a empresa cresça e atinja objetivos. No caso de pequenas empresas deve-se pensar como a empresa quer ser vista daqui 5 ou 10 anos, como deseja estar no mercado e o que pretende conquistar durante esse tempo.

 

Valores

Os valores são a resposta para a pergunta do “como chegarei na visão e como trabalho a minha missão”. Na parte de valores são listadas as principais características e virtudes que uma empresa possui, preza e mantém para conseguir produzir seu produto/serviço com qualidade. Confira no exemplo os valores definidos pela empresa Gerdau: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.”
É importante que os gestores disseminem a informação sobre a missão, visão e valores da empresa. Essas informações podem ser inseridas no site da empresa,  flyer institucional,  catálogos, banners, telas de apresentação e até mesmo em cartões para os funcionários deixarem em suas mesas e manterem-se sempre atualizadas e informadas.

Acompanhe as novidades