5 dicas de marketing de relacionamento para fidelizar clientes

Crie boas experiências e colha excelentes resultados seguindo os princípios do marketing de relacionamento

 

Pense em uma experiência positiva que você tenha vivenciado com uma marca. Mas realmente positiva, que ela tenha conseguido surpreender do atendimento ao pós-venda. Você se sentiu valorizado? Você dividiu essa experiência com outras pessoas? Quantas vezes você voltou a optar por esse serviço ou produto depois disto? Se as respostas são “muito” é porque o marketing de relacionamento foi bem trabalhado com você.

Basicamente, é nisto que consiste o marketing de relacionamento: estratégias de construção de relações satisfatórias com o consumidor. O objetivo é criar novos valores para ele através de um processo contínuo e crescente, que vai muito além de apenas um “bom atendimento”.

 

Por que investir em ações de marketing de relacionamento?

Este é um mecanismo fundamental para reter clientes. É uma oportunidade de criar novos sentimentos, satisfazer e fidelizar um consumidor em um mercado a cada dia mais competitivo. Trazendo em mente o que o consagrado consultor de marketing Philip Kotler afirma: conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

 

O que devo saber para planejar boas estratégias?

 

Conheça

É fundamental que você saiba quem são os seus clientes. É importante saber o máximo sobre a vida pessoal e profissional dos seus clientes, você não vai ficar seguindo a vida deles, porém você pode saber o que ele gosta de fazer, se pratica esporte, se gosta de natureza, se é uma pessoa competitiva ou tranquila. Saber as características da vida de seu cliente é importante para saber a forma de diálogo que terá com ele, se ele sentir que você se preocupa com a vida dele, com certeza ele vai dar muita importância para o seu serviço ou produto.

 

Hora de segmentar

Personalize suas ações. Se você possui muitos clientes, separe eles por grupos de comportamentos, gostos e valores em comum. Dialogue separadamente com cada grupo. O diálogo direcionado gera mais valor e empatia por parte do consumidor.

 

Seja relevante

Você já sabe quem é seu público, do que ele gosta, como falar com ele. Agora é a hora de falar o que ele busca ouvir, o que realmente irá acrescentar e despertar o seu interesse.

 

Monitore

Descubra com o que e como você está acertando e com o que e como você está errado. Marketing de relacionamento é um processo, se você possui muitos clientes, a maioria do seu relacionamento será digital e de forma automatizada, por redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e outros canais. Alguns canais permitem o monitoramento completo das ações que você deseja que os clientes façam, clicar em um link, ir para o seu site, curtir a postagem, seja qual for, você tem muitos dados para analisar e ver onde acertou ou errou.

 

Feedback é a palavra de ordem

Aposte nas ações de pós-venda, faça pesquisas, peça sugestões. Saber o que o seu cliente pensa é essencial.

 

Quanto mais digital e automatizado é o nosso dia a dia, mais importante que o relacionamento pareça o mais humanizado possível, pessoas gostam de conviver e se sentir importante por outras pessoas.

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