As 3 Principais Ferramentas do Instagram para Atrair Clientes



O Instagram possui muitos recursos, mas existem três deles que chamam a atenção pela sua capacidade de interação e segmentação.

 

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil. Atualmete possui 50 milhões de usuários ativos no país, segundo o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah. Sendo a segunda mais utilizada pelos brasileiros – como mostra o relatório de Social Media Trends 2018 – o Instagram definitivamente é uma das formas de comunicação que sua empresa deve utilizar. Até porque, o seu público-alvo provavelmente acessa ao menos uma vez por semana a rede social.

São inúmeros recursos disponíveis, sendo alguns deles as curtidas, comentários, seguidores, edição de fotos, marcação de perfis, e entre outros. Mas existem três deles que chamam a atenção pela sua capacidade de interação e segmentação.

PERFIL

O primeiro a ser destacado é o Perfil. Parece algo óbvio, mas o perfil da sua conta é o que fará o seu cliente entrar em contato. Mas como usar esse recurso para falar diretamente com o público-alvo? Bom, primeiramente você precisa deixar tudo facilitado para o seu cliente. Na primeira leitura visual ele já precisa identificar o que você vende/faz, onde sua empresa está localizada e como saber mais/contatos sobre você. E por isso a biografia do seu perfil precisa sempre conter essas três informações (no mínimo). Isso faz o seu futuro cliente se encantar rapidamente pela sua empresa.

Se você é uma loja de roupas femininas, por exemplo, coloque na primeira linha como sua descrição “Moda feminina casual” ou então “Estilo, conforto e versatilidade”. O importante é definir a sua empresa em poucas palavras. Assim o seu público-alvo entenderá com mais rapidez o objetivo da sua empresa.

Seguindo este exemplo, caso a sua loja seja física/online, não deixe de avisar em qual região você atende (seja apenas Nordeste ou todo Brasil). Assim como colocar seu telefone de contato e o site da sua loja. É válido também colocar alguma informação urgente, como determinada promoção ou sorteio que esteja acontecendo na sua empresa. Mas lembre-se de atualizar quando encerrar essa ação, ok?!

FEED

Outro recurso para se falar é o Feed. Deve-se ter grande cuidado com o feed de sua conta no Instagram, pois ele retêm muita atenção do consumidor. Por isso, pensar em um conceito e planejamento na hora de fazer suas postagens é essencial para a captação de novos clientes.

Imagem mostra um feed organizado, como sugestão

Imagem mostra um feed organizado, como sugestão.

 

No exemplo acima, nota-se uma unidade entre as fotos, seja por meio do filtro utilizado, sequência de imagens com o mesmo direcionamento, ou até pela organização visual. Essas postagens não são feitas à toa, existe toda uma estratégia por trás desses simples “acasos” para que possa haver um relacionamento com o público interessado.

Então, para facilitar seu trabalho, vale sempre usar e abusar de aplicativos para edição de fotos e para organização de feed. Assim você mantém sempre um planejamento entre as suas postagens. Dessa forma, consecutivamente, seu perfil terá mais visualizações de possíveis clientes. Isso acaba tornando o “agrado” visual um incentivador para realizar novas compras. Por isso, mantenha atenção e organização, sempre!

STORIES

Mas o recurso que mais tem conquistado espaço no Instagram é o famoso Stories. Através dele você pode gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, utilizar filtros animados, e muito mais. E se sua conta for verificada, você ainda pode colocar um link de acesso direto para um site externo. Ou seja, você faz um vídeo falando sobre uma promoção, e inclui um link que leva direto para o site. Fácil não é?

O melhor de tudo isso é a possibilidade de fazer stories patrocinado, alcançando assim cada vez mais usuários. Outra opção é colocar seus stories em destaque no perfil, assim eles ficarão sempre disponíveis e com fácil acesso. Obs: é bacana usar o recurso de Destaque para mostrar algum evento diferente que aconteceu na sua empresa, ou um anúncio de novos produtos que chegaram na sua loja.

Tudo anotado? Então mão na massa!

Mas lembre-se: o Instagram é uma rede social para aproximar o contato com o público-alvo, então comunique-se na linguagem dele. O conceito é o que levará o consumidor a se identificar com o seu produto. Portanto faça com que ele fique sempre claro. Outra dica é usar o Instagram Business. Através dele você pode não só colocar em prática os recursos que acabou de aprender, mas também verificar o resultado das postagens. Isso é possível por meio das análises e métricas que o sistema oferece.  Dessa forma, com certeza você atrairá novos clientes através do Instagram. Boa sorte!

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