Como evitar Fake News

Que estamos vivendo uma onda de fake News, não é segredo. Mas você sabe de fato como identificar o que é fake e o que é fato?

Se você acha que sabe, mas mesmo assim as vezes fica com dúvida, hoje iremos te mostrar o que fazer para não cair mais nas fake News.

O primeiro passo é:

 

  • Analise bem as imagens e links:

Ver se há erros de português, se existe abreviações (por exemplo “pq” “msm” “eh” “vdd”, entre outros) e se os adjetivos estão em excesso, são grandes indícios de que a notícia é falsa.

Outro ponto é se a matéria ou informações é muito tendenciosa, se ela mostra apenas uma opinião e não apresenta dados e fontes. Isso também é um grave risco de ser fake News.

E quando a notícia vem em formato de link/matéria, então há mais informações que precisam ser checadas. Uma das principais é: qual a fonte (se é de site de fofoca ou de algum jornal desconhecido, desconfie muito!) e quando essa matéria foi publicada (se não for recente ou se não apresentar data de publicação, não leve em consideração).

 

  • Pesquise em diferentes fontes confiáveis:

Esse passo é extremamente importante. Não é só porque todo mundo está falando sobre isso que deve ser verdade.

Se você viu uma notícia ou imagem, pesquise no Google as informações que ela apresenta. Se aparecerem muitas fontes confiáveis falando sobre, então muito provavelmente é verdade. Mas se não aparecer muitos resultados sobre, ou se aparecer apenas sites de tabloides, pode descartar.

As fontes confiáveis normalmente são os grandes canais de comunicação (como revistas e jornais de âmbito nacional). Além de que nessas imagens ou sites normalmente existe alguém se identificando como autor da matéria, ou alguma forma de contato.

 

  • Se você identificou uma fake News, denuncie!

Há diversas formas de denunciar nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, é possível classificar o conteúdo suspeito como “falso”: basta clicar nos três pontinhos do canto direito da publicação. Já no Whatsapp, a denúncia é feita de dois tipos: se o número for desconhecido, a opção de denúncia e bloqueio já aparece na janela da conversa; se vier de um contato ou grupo conhecido, toque no nome deste contato/grupo e, na janela seguinte, role até o pé da tela, onde você encontra a opção de denúncia.

E ainda tem como denunciar para páginas que combatem fake News. Você pode encontrar alguma delas abaixo:

  • Aos Fatos: verifica vídeos, correntes e memes que circulam na internet;
  • E-Farsas: desmente boatos há mais de 17 anos no Brasil;
  • BS. Detector: um plug-in de navegador que analisa a veracidade e classifica o site acessado;
  • Vaza, Falsiane: Curso online, gratuito e interativo sobre notícias falsas.