Endomarketing – Função do setor de RH e Marketing



A comunicação interna, ou endomarketing, é voltada principalmente para os funcionários de uma empresa. Ela é responsável por fazer com que as informações relevantes sobre o que acontece no seu negócio fluam entre todas as pessoas envolvidas. Além disso o endomarketing tem como função criar e desenvolver campanhas de comunicação que tenham como objetivo final reter, motivar e envolver os colaboradores. Visa torná-los responsáveis essenciais pelo o sucesso e bom desempenho da empresa.
O endomarketing é uma função conjunta do setor de RH e Marketing, ele precisa ser trabalhado em harmonia pelas duas áreas para que seus resultados sejam efetivos. Os primeiros clientes de uma empresa são seus funcionários, eles é que irão disseminar entre as pessoas de seus círculos de convívio os produtos/serviços da empresa em que atuam. É essencial motivá-los e valorizá-los para que eles possam acreditar naquilo que fazem e principalmente para que se sintam parte de algo muito maior.

Ações simples de Endomarketing

Você quer traçar estratégias para o seu público interno, porém não sabe bem por onde começar? Então confira abaixo algumas sugestões simples de ações que podem ser implementadas na sua empresa e que com certeza irão auxiliar no bom desempenho da sua equipe de trabalho.

Ofereça bons benefícios e divulgue-os com frequência

Tenha um plano de benefícios consistente para oferecer aos seus funcionários. Adicione ao salário o vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, PPR, auxílio educação, auxílio creche, ginástica laboral e etc. Benefícios são sempre diferenciais que agregam valor ao salário do funcionário e que o motive a continuar trabalhando na sua empresa. Quanto mais vantajosos forem os benefícios, maior é a chance da empresa de reter pessoas. Divulgue os benefícios, faça todos saberem daquilo que possuem direito. Pense e lance novos benefícios de baixo custo como horário flexível, frutas liberadas para lanches, uma sala de descanso agradável para a hora do intervalo e etc. A sugestão é deixar o funcionário confortável e feliz para produzir melhor, por isso todas as ideias que englobem conforto e qualidade no ambiente de trabalho serão bem-vindas.

Comemore as datas especiais

Você não precisa criar grandes eventos de confraternização para unir seus colaboradores, reúna-os mensalmente para comemorar os aniversariantes, o alcance de metas ou datas especiais, escolha um ambiente fora do trabalho para descontrair, conhecê-los melhor e principalmente aproximá-los. Crie um espírito de equipe, para que todos possam conviver bem e em harmonia, isso vai fazer toda a diferença.

Faça pesquisas de clima interno

Anualmente é importante fazer uma pesquisa de clima, ela é aplicada para que os gestores consigam interpretar as necessidades dos seus funcionários e principalmente medir o grau de satisfação e motivação das pessoas. Se sua empresa for grande, com bastante funcionários, você pode aplicar a pesquisa sigilosa por meio de um sistema de computador ou um questionário onde a pessoa possa escrever sem precisar se identificar.  Se sua empresa for menor, você pode utilizar a ideia do papel para preencher ou até mesmo fazer uma reunião aberta com todos para ouvi-los. Essa pesquisa deve conter perguntas sobre como o funcionário se sente trabalhando em determinado local, o que acha dos seus supervisores, dos benefícios oferecidos e etc. A pesquisa é um canal de ouvidoria, onde o funcionário pode expressar seus sentimentos em relação a empresa. É importante avaliar os resultados da pesquisa de clima e criar planos de ações que busquem melhorar os pontos mais críticos citados pelos funcionários, agir imediatamente após a pesquisa vai auxiliar a empresa diminuir o índice de rotatividade e principalmente o grau de insatisfação da sua equipe de trabalho.

Incentive boas ideias

Valorize e incentive boas ideias e sugestões que seus funcionários tenham. Crie um programa de engajamento onde todos possam colaborar e propor melhorias para a economia, sustentabilidade e até mesmo nos processos de trabalho. O funcionário é a pessoa perfeita para diagnosticar falhas e oportunidades que possam ser realizadas na empresa, motive-o a pensar sobre elas. A proposta para implementar é bem simples, crie um nome para essa campanha, desenvolva uma identidade visual, estabeleça algumas regras para o programa, defina a premiação (fato que vai motivar a participação do funcionário) e planeje uma ação ou um evento de lançamento que vise disseminar essa ideia para todos.  Uma agência de publicidade vai ajudar a sua empresa a criar um material atrativo, didático e prático para esse novo programa, peça ajuda de profissionais especializados em campanhas de comunicação!

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