Dicas para melhorar o relatório anual da sua empresa



Muitas empresas e cooperativas prestam contas aos seus sócios, diretores e associados anualmente. O relatório anual é uma ferramenta que tem como objetivo principal apresentar as planilhas de gastos, faturamentos e investimentos feitos por uma determinada organização no período de um ano. Nesse relatório também constam ações sociais e de comunicação, premiações, relatórios e melhorias que a empresa fez.

 

O relatório anual possui diversas outras nomenclaturas como balanço social, relatório social, balanço de sustentabilidade e etc.

 

Todos eles possuem a mesma função: prestar contas. Geralmente esse material não costuma ser muito atrativo, é extenso, repleto de números, textos, gráficos e tabelas. Torna-se maçante para os leitores devido a grande quantidade de informação.

Para tornar o relatório anual um documento mais interessante aos olhos dos leitores, até mesmo mais dinâmico e de fácil interpretação, selecionamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa a mudar a forma com que ela apresenta seus dados anuais. O melhor conselho que podemos dar para as empresas é que invistam em um relatório de qualidade, contratem bons profissionais para diagramar, produzir fotos, desenvolver os conteúdos e imprimir o material. Uma agência de design e publicidade com certeza conseguirá atender todas essas demandas e transformar sua prestação de contas muito mais interessante e convidativa. Confira abaixo algumas recomendações dos nossos designers:

 

Fotos bem produzidas

Invista em um bom fotógrafo ou em um equipamento que consiga retratar seu conteúdo com qualidade. Contrate um profissional para fazer a cobertura fotográfica daqueles eventos que você sabe que irá utilizar fotos no relatório ou até mesmo compre uma boa máquina fotográfica para registrar os momentos importantes da empresa. Fotos em alta qualidade, bem tratadas e produzidas irão fazer toda a diferença no seu material.

 



Utilização de iconografia

Use ícones para destacar tópicos importantes do seu relatório. Além de enobrecerem o conteúdo eles criarão uma certa identidade gráfica ao leitor, assim quando ele encontrar determinado ícone no material já saberá sobre qual assunto o conteúdo irá tratar.

 



Criação de infográficos, tabelas e gráficos

O relatório anual possui muitos dados contábeis, cálculos de impostos e números fiscais. Geralmente essas informações são complexas e demoram um certo tempo para serem assimiladas. A nossa sugestão é que você torne o conteúdo mais didático utilizando infográficos, tabelas e gráficos com tamanhos bons e principalmente coloridos, para que as pessoas interpretem os números com facilidade.

 


Formatos que facilitam a visualização e o manuseio

Reflita sobre a usabilidade e praticidade do seu material. Pense como o seu público vai folhear as páginas e carregar o material. Tente ser objetivo, use um tamanho que seja prático. Um modelo de relatório parecido com uma revista por exemplo é fácil da pessoa se interessar e ler sempre que tiver tempo disponível. Já se o seu material for muito grande e nada prático de manusear as chances do público não interagir é maior.
Interações do material impresso com o virtual

Ter o relatório impresso é fundamental para que as pessoas leiam o conteúdo com atenção e principalmente para que ele sirva como um documento com relatos e dados do ano fiscal de uma empresa. Porém vivemos na era do conteúdo digital, por isso é essencial fazer a interação entre o off-line com o online. Gerar conteúdos ou links exclusivos para a versão online, garante uma mensuração mais específica sobre as pessoas que tiveram acesso ao seu relatório. Experimente utilizar códigos de acesso exclusivo ou até mesmo o sistema de QR CODE que complementem as informações que estão impressas. Aqui também vale lembrar para as empresas disponibilizarem uma versão online do relatório impresso, ok?!

 


Escolha da tipografia adequada

A tipografia e a cor da fonte interferem significativamente na qualidade do relatório. Escolha fontes confortáveis, de boa legibilidade e principalmente que harmonizem bem com o conteúdo. Cores muito claras e fontes com serifa devem ser evitadas ou utilizadas pontualmente no material.

 


Criação de uma Identidade visual

O material gráfico precisa ter uma identidade visual que combine com o estilo e a personalidade da empresa. Ele não deve ser pensado separadamente, muito pelo contrário, necessita estar alinhado com os outros materiais já produzidos pela organização e possuir a mesma linguagem tanto textual como visual.

 


Sinalizar a hierarquia de informações

A empresa precisa facilitar a leitura do seu usuário, uma dica interessante é criar graus de importância para cada conteúdo e sinalizá-los no material. Destaque informações no índice, em títulos e subtítulos. Uma comunicação mais direta ajuda bastante na boa interpretação dos leitores.

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