Dicas para uma boa apresentação comercial e institucional



Uma boa apresentação comercial e institucional pode ser a chave de sucesso para os seus negócios.

Ela é o cartão de visitas da sua empresa, é um dos primeiros contatos que o  público terá com a sua empresa. Devido a essa grande importância é que precisamos estar atentos ao layout e conteúdo que inserimos em nossas apresentações. Neste artigo selecionamos 8 dicas essenciais para que sua apresentação seja um sucesso e mostre efetivamente aquilo que você quer que o seu público entenda. Confira abaixo:

 

Aplique a identidade visual da sua empresa

A identidade visual da sua empresa é tudo o que representa sua marca (cores, signos, tipografia) e ela deve estar presente também nas suas apresentações. Todo material de comunicação da sua empresa deve estar alinhado com o padrão estético estabelecido pela sua empresa em conjunto com a sua agência ou escritório de design.

 

Utilize boas imagens

Procure aplicar boas imagens na sua apresentação, imagens com qualidade, nitidez e principalmente que estejam relacionadas ao conteúdo. Na web existem diversas opções de bancos de imagem pagos ou gratuítos, explore esses bancos e engrandeça sua apresentação.

 

Destaque palavras-chave

Seja objetivo, destaque palavras importantes na apresentação, palavras-chave destacadas ajudam na absorção rápida do conteúdo, e combinadas com boas imagens, auxiliam no entendimento do público leitor.

 

Animações

Existe sempre uma polêmica quanto às animações, há quem defenda o uso para deixar as apresentações mais dinâmicas. Em contrapartida também temos diversas  pessoas que acreditam que as animações estejam ultrapassadas e que elas pesam negativamente em uma apresentação. Nesta questão vale o bom gosto e a sofisticação, se forem bem pensadas e bem feitas podem sim ser utilizadas.

 

Utilize conteúdo realmente relevante

Selecione criteriosamente o conteúdo que irá inserir na sua apresentação. Quanto mais resumido e prático melhor. Nas apresentações as informações devem ser relevantes e diretas, deixe para fazer as explicações mais detalhadas pessoalmente.

 

Evite tabelas e dados técnicos

Evite a aplicação de muitas tabelas e dados técnicos. Se você realmente precisar inserir números e dados na sua apresentação, busque apresentá-los de forma mais agradável e prática, utilize desenhos e gráficos que facilitem a interpretação. Uma boa solução para esses casos com muitas tabelas, é inserir links na apresentação para que o usuário acesse mais informações diretamente no site da empresa.

 

Formatos de apresentação

A melhor forma de enviar a sua apresentação comercial e institucional para o cliente via e-mail é através do formato PDF, pois é um formato universal, compatível com os diversos sistemas operacionais de computadores e por isso evita que sua apresentação abra de forma desconfigurada ou torne-se incompatível com determinado sistema. Para apresentações feitas de forma presencial e com animações ( O PDF não permite animação) os melhores programas são o Keynote (Apple) e PowerPoint (Windows), por serem os mais conhecidos e mais práticos de se trabalhar.

Acompanhe as novidades