Como administrar melhor o seu tempo



Frequentemente ouvimos as famosas expressões: “estou sem tempo ”, “estou correndo ” ou “meu dia precisaria ter mais que 24 h”.  Todos nós gostaríamos de ter mais tempo, mais horas diárias para realizar tudo aquilo que havíamos planejado. Mas é inevitável: o dia de todos tem as mesmas 24 horas. Portanto, precisamos nos desenvolver para gerenciar da melhor forma possível o tempo que temos!

Tempo não é dinheiro. Tempo vale muito mais do que dinheiro. Nos permite fazer aquilo que queremos fazer. Curtir a família, viajar, estudar, aproveitar nossos melhores momentos e inclusive ter mais dinheiro. Precisamos aprender a administrar nosso tempo para garantir que tenhamos uma boa qualidade de vida e muito mais produtividade em todas as esferas do nosso dia.

Seguem algumas dicas para gerirmos melhor o nosso tempo.  A primeira delas é elencar prioridades a partir da seguinte classificação:

 

O que é Importante: tarefas que trazem resultados significativos, que valem a pena e nos interessam realmente.

O que é Urgente: que temos pouco tempo, não necessariamente algo importante.

O que é Circunstancial: não colabora com o nosso desenvolvimento, nem traz grandes resultados para a nossa vida.

 

Após a classificação inicial, devemos distribuir o tempo disponível para que tenhamos:

70% em cima de fatos importantes

20% com situações de urgentes.

10% para situações circunstanciais.

 

Feitas as divisões, o segundo passo é trabalhar em cima de planejamento e organização para cumprir com as prioridades, fatos importantes e urgências.  O planejamento de tempo pode ser feito em qualquer lugar, seja no papel, computador, guardanapo, não importa. O que está em jogo é o comprometimento com nós mesmos e com os compromissos assumidos. Se achar necessário compartilhe seu comprometimento com pessoas de seu convívio, pesquisas apontam que quando adotamos responsabilidades perante outras pessoas aumentamos consideravelmente as chances de realmente cumpri-las.

Hoje em dia existem diversas ferramentas e abordagens sobre gestão do tempo e produtividade. Exercícios simples como a roda da vida – sistema de auto avaliação utilizada por coaches para mapear como estão as principais áreas da vida de uma pessoa –  ajudam bastante a iniciar um processo de melhoria em termos de percepção e qualidade de vida. Saber priorizar as coisas e ter foco no que realmente é importante na vida profissional e pessoal é fundamental para atingir bons resultados.  Reclamar da vida que se leva ou da falta de tempo não resolve problemas! O que precisa ser feito é uma readaptação de rotina, programar as prioridades que precisam ser realizadas para que sejam feitas dentro do tempo determinado.

Outro fator que influencia bastante no rendimento diário é a procrastinação – deixar algo para depois. Infelizmente temos o hábito de adiar tarefas que não gostamos de resolver, as demandas acabam se acumulando e quando vemos já temos uma pilha a mais de coisas a serem feitas e que interferem diretamente no nosso tempo planejado.  Christian Barbosa, especialista em gerenciamento do tempo, afirma: Pessoas de resultado fazem o que precisa ser feito, não somente o que gostam. ”.  Por isso devemos eliminar a procrastinação de nossas vidas e manter o foco em resolver o máximo de pendências possíveis dentro do tempo.  Precisamos nos planejar, não para virarmos robôs, mas sim para termos tempo de fazer o que consideramos importante para nós.

 

*Referência de Tríade do Tempo – Cristian Barbosa.

*Venda Mais Ed. 139 – Paulo Kretly.

Acompanhe as novidades