Boas Práticas em Marketing



O marketing tornou-se uma ferramenta fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Fazer investimentos na área da comunicação e publicidade é essencial para que uma organização seja conhecida no mercado e obtenha sucesso em suas vendas. Criar estratégias de marketing de alto impacto e que pulverizem a sua mensagem nos mais diversos meios de comunicação é com certeza uma das melhores práticas no setor. Porém existem outras que também são fundamentais para que o departamento de marketing de uma empresa seja efetivo. É sobre isso que vamos falar no post de hoje, abaixo listamos as principais práticas de marketing que podem auxiliar no sucesso de uma empresa, confira!

 

Seja presente na Internet

A internet é atualmente um dos principais veículos de comunicação. Além de possuir um custo de investimento muito menor do que as mídias tradicionais, ela proporciona resultados mais imediatos e relevantes para as empresas. Ser presente nesta mídia é essencial, pois ela se tornou a primeira fonte de informação que a maioria das pessoas procura. Se sua empresa não está na internet ela teoricamente não existe.

 

Construa uma marca relevante

A marca permite que as pessoas reconheçam e valorizem determinadas empresas, ter uma marca conceitual e relevante no mercado é uma maneira de fidelizar clientes e com certeza um diferencial perante os concorrentes.

 

Planeje tudo o que fizer

Qualquer ação de marketing que você for desenvolver, da mais simples a mais complexa, invista em planejamento. Quanto mais planejada for a sua ação menos chances de fracasso ela terá. Pense em todas as etapas dessa ação, determine as funções, a verba disponível, as necessidades, como será o monitoramento e principalmente tenha uma solução na manga caso algo dê errado.

 

Tenha um planejamento e orçamento anual

A melhor forma de trabalhar o marketing dentro de uma empresa é através de um budget. Com base no seu planejamento anual de ações de marketing defina quanto será a verba destinada para cada ação, dessa forma fica um pouco mais fácil de visualizar os trabalhos a serem feitos, os gastos realizados e eventualmente o dinheiro que pode sobrar. Nesse budget inclua todos os valores relacionados a publicações em jornais e revistas, participações em feiras, produção de brindes, organização de eventos, investimentos na internet, gastos com agência de publicidade e assessoria de imprensa, custos de impressão de material gráfico como catálogos e flyers, lançamento de campanhas pontuais e etc. Quanto mais detalhado for o seu orçamento anual e quanto mais ele estiver alinhado com o planejamento, mais organizado será o seu departamento de marketing. Além disso, com essas informações em mãos, fica até mais fácil prestar contas para gestores e diretoria.

Conheça e entenda seu público consumidor

Qualquer atividade de marketing exige uma definição de linguagem e veículo de comunicação a ser utilizado. É primordial conhecer minuciosamente o público a quem se destina a mensagem, geralmente consumidores e clientes. Entender suas expectativas e necessidades, a forma como se comunicam e qual seu comportamento de compra, torna o processo de comunicação bem mais prático e certeiro. Realize pesquisas de satisfação, mercado e comportamento para traçar o perfil do seu público e direcionar suas campanhas.

 

Esteja sempre atualizado

Busque sempre informações sobre o mundo e principalmente sobre o seu segmento de atuação. Saber um pouco sobre tudo e principalmente estar atualizado com as notícias globais é imprescindível para qualquer profissional. Leia blogs e portais que contenham informações sobre marketing, economia e negócios. Faça cursos nas áreas que você ainda sente certa insegurança para tomar frente. Conhecimento nunca é demais!

 


Trabalhe lado a lado com a equipe comercial

Quando o marketing e a área comercial de uma empresa atuam juntos as campanhas acabam sendo potencializadas e os resultados podem ser bem mais expressivos. Procure engajar o departamento comercial nas ações de marketing e ao mesmo tempo mantenha um canal aberto com os vendedores, uma comunicação linear ajuda a entender quais são as maiores dificuldades nas vendas e pode apontar um caminho para o surgimento de novas campanhas e ações onde o  marketing pode auxiliar.

Ao aproveitar essas boas práticas em marketing você notará que fica muito mais simples de visualizar todo o processo de um departamento de comunicação. Os processos se tornam mais práticos e você consegue atuar de forma mais coerente e organizada. Invista nessas dicas!

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