Benchmarking – Interno, competitivo ou cooperação?



O Benchmarking está diretamente inserido na parte de inteligência estratégica de uma empresa, ele é essencial para o crescimento e melhoria de uma organização. Consiste em um processo onde as empresas buscam no mercado as melhores práticas do segmento em que atuam, essas referências podem ser da concorrência, de empresas similares ou parceiras. O Benchmarking é um método contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou de organizações líderes de mercado. Ele contribui para que empresas elevem o seu nível de superioridade ou conquistem novas vantagens competitivas.

O Benchmarking não é um processo de cópia ou imitação, mas sim de melhoria contínua e atualização. Para iniciar um trabalho de benchmarking precisamos antes entender quais tipos existem e como devemos agir em cada um deles:

 

Como fazer Benchmarking?

  • Faça uma análise interna da sua empresa e liste os pontos fracos e fortes. São as suas fraquezas que irão apontar o que será necessário entender no processo de Benchmarking.
  • Busque saber quem são as empresas referência em boas práticas na área onde as fraquezas da sua empresa são maiores.
  • Defina um método, ou estratégia, que será utilizado para encontrar os dados necessários para o seu benchmarking. Uma boa solução são as parcerias e convênios que gerem uma troca constante de informação.
  • Compare o que cada uma das empresas faz de melhor e procure observar onde está o erro nas fraquezas da sua organização.
  • Estipule metas de melhoria e inicie um plano de ação para realizar as mudanças.
  • Aplique suas melhorias, faça adaptações.
  • Mantenha sempre o processo de benchmarking ativo, buscando cada vez mais melhorias e boas práticas para a sua organização.

 

Tipos de Benchmarking

Interno

Acontece quando empresas analisam suas melhores práticas internamente seja em filiais ou em departamentos.

 

Competitivo

Foco na análise das práticas da concorrência, almejando superá-las e não copiá-las.

 

Cooperação

Acontece quando duas empresas firmam parceria e compartilham informações referente aos processos de produção.  Uma contribui com a outra.

Acompanhe as novidades