As Regras para Publicidade na Copa do Mundo 2018



A busca pela conquista do hexa chegou. E com ela, além das regras do futebol, também há as regras para publicidade na Copa do Mundo 2018. Por isso, nesse artigo iremos explicar melhor sobre como agir, o que fazer e o que não deve ser feito.

 

Ingressos e Sorteios da Copa? Nem pensar 

 

Uma das primeiras regras para publicidade na Copa do Mundo 2018 é triste para qualquer estabelecimento. Segundo a Fifa, está proibida a venda de ingressos ou sorteios com tema da Copa. Só está permitida para as marcas patrocinadoras da Copa do Mundo. Caso haja ações desse tipo, haverá uma multa para as empresas que cometerem essa infração, pois tais atos são considerados marketing de emboscada.

A Fifa também exige que estabelecimentos comerciais solicitem uma autorização, neste site, para que possam cobrar entrada em seus estabelecimentos a fim de assistir aos jogos da Copa do Mundo. Assim como patrocínios e brindes para esses eventos com o tema da Copa também precisam solicitar autorização neste mesmo site. Nessas ações, caso a autorização seja concedida, haverá cobrança de uma taxa para que o evento possa acontecer. Quanta burocracia, não é mesmo?

 

Transmissões só Global

 

A Fifa permite para bares, restaurantes, hotéis, shoppings ou qualquer lugar público (como praças, praias e estádios com capacidade de menos do que 5 mil pessoas) a transmissão dos jogos apenas pelo sinal da Globo, ao vivo e na íntegra. Ela também exige que a transmissão seja iniciada pelo menos 10 minutos antes das partidas, e encerrada 10 minutos depois do final do jogo. Isso garante que o estabelecimento ou lugar público exiba todos os intervalos comerciais patrocinados. Então se você não é muito fã da Rede Globo, é um problema. Terá que dar um jeito de assistir a Copa do Mundo de outra maneira.

 

Cartão Vermelho para as Palavras

 

Para nós que produzimos peças para terceiros, há uma série de palavras que são proibidas para fins comerciais (ou não comerciais). Palavras como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Rússia 2018” e “Fifa” não podem ser utilizadas. A menos que você seja um patrocinador da Copa do Mundo. Você pode encontrar demais palavras proibidas, aqui. A boa notícia é que usar a palavra “Copa”, sozinha, ainda está liberado!

 

Falta Grave para Imagens Indevidas

 

Sim, ainda há mais proibições. Algo que pode parecer óbvio, mas que é necessário destacar. Não é permitido, para fins comerciais ou não, o uso dos logotipos, mascote da Copa, figuras e imagens oficiais, emblema e pôster oficiais, tabela de jogos, identidade visual das competições, e designs dos patrocinadores. Ou seja, qualquer imagem oficial, registrada ou não, que tenha direitos autorais da Fifa e de seus patrocinadores, não está liberada para uso. O bom é que tanto as palavras como os designs da Fifa, podem ser utilizados para jornais ou editoriais. Mas desde que não contenha contexto publicitário de não-patrocinadores. (Então está tudo certo escrever esse artigo, ok? rs).

 

Ufa! Seguir as regras para publicidade na Copa do Mundo 2018 é mais difícil do que jogar 90 minutos de uma partida de futebol, não é mesmo? Mas esperamos ter ajudado você a não levar cartão vermelho.

Para mais informações sobre como agir de acordo com a Fifa, acesse Guia para Uso das Marcas da Fifa 2018, e também Regulações de Mídia e Marketing para a Competição Final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. E agora que você já sabe as regras para agir nessa Copa, que tal aprender um pouco mais sobre marketing?

 

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