Aprenda a Trabalhar em Equipe com Os Vingadores



Os Vingadores é um grupo de super-heróis da Marvel, e tem como função proteger os planetas (em especial, a Terra). Mas você, provavelmente, já sabe disso. Porém, algo que você ainda pode não saber é a lição de trabalho em equipe que eles ensinam.

Por isso, analisamos os roteiros dos filmes e separamos alguns pontos-chave para que você possa aprender um pouco mais sobre trabalho em equipe assistindo Os Vingadores.

 

Habilidades e talentos:

No filme da Marvel, o grupo de super-heróis é extremamente diversificado. Possui desde um deus asgardiano, até um homem geneticamente modificado. E cada um têm uma habilidade única. Porém, se eles tentassem, individualmente, derrotar seus inimigos, eles falhariam. Isso mostra que para uma equipe dar certo, é necessário diversidade e união. Assim o aprendizado é maior, a divisão de tarefas é justa e concluir o trabalho fica mais fácil.

 

Cada um tem seu jeito de trabalhar:

Trabalhar com pessoas que pensam e trabalham igual a você é confortável? É sim. Mas isso as vezes pode não ser muito bom. Isso porque, quando surgir um problema, ficará muito complicado pensar em uma solução. Com todos pensando da mesma forma, as ideias serão as mesmas. Por isso é importante o grupo possuir pessoas com visões alternativas. Assim há mais eficácia para solucionar o problema.

Outro ponto para ser levado em consideração é o respeito. Se sua equipe possui pessoas que pensam e trabalham de formas diferentes, é importante se manter aberto para diversas opiniões e respeita-las. No filme, o Homem de Ferro e o Capitão América, por exemplo, possuem personalidades e pensamentos completamente diferentes um do outro. Fica claro a dificuldade de combater os inimigos quando eles estão em conflito. Diferente de quando os super-herois resolvem deixar as diferenças de lado e trabalharem junto. Em todas as vezes, acaba dando certo e o objetivo é concluído. Por isso lembre-se: aceite e respeite a diferença da sua equipe, sempre.

 

Objetivo em comum:

Assim como no filme, na nossa vida real o objetivo em comum da equipe precisa ser claro e único. Se cada um tiver um objetivo próprio, ou pensar “preciso apenas fazer a minha parte”, isso infelizmente não é uma equipe. O trabalho em equipe é literalmente trabalhar todos juntos para concluir a tarefa. Juntos! Em Os Vingadores, Bruce Banner (o Hulk), por exemplo, acreditava já ter feito sua parte na missão e não gostaria de continuar brigando. Mas foi convencido (mesmo que por meio de chantagem) a voltar para a equipe, e acabou tendo um papel importante para vencerem a batalha. Por isso, mesmo que a sua tarefa já tenha finalizado, ajude o seu amigo que está com dificuldades a terminar a dele. Isso resulta em um trabalho em equipe mais rápido e objetivo.

 

Eleger um líder:

Por mais que uma equipe funcione de igual para igual, é necessário se ter um líder para organizar as tarefas. Os Vingadores deram esse cargo para o Capitão América, pela sua capacidade de fazer estratégias excelentes e orquestrar os ataques e defesas de forma pontual. Mas cada equipe sabe qual é a qualidade que o líder precisa ter para comandar aquele trabalho. Por exemplo, se o trabalho exige rapidez, o líder deverá ser uma pessoa extremamente organizada. Mas se por acaso se tratar de um trabalho importante, o líder precisará ser alguém muito atencioso e cuidadoso. E para ajudar a pessoa que se identifica com a liderança, nós falamos sobre como um líder deve agir para comandar sua equipe, aqui.

 

Comprometimento:

E por fim, mas não menos importante, o trabalho em equipe precisa ter comprometimento de todos. É muito fácil a execução do trabalho falhar se uma pessoa que seja da equipe não estiver completamente comprometida com a tarefa. Em Vingadores: Era de Utron vemos vários momentos em que a equipe está descomprometida com o objetivo final. E isso acarretou em muitos problemas ao longo do filme. Por isso, firmar bem a lealdade e a realização de uma tarefa é de extrema importância para que o trabalho em equipe seja bem feito.

 

Agora que você já sabe como agir em um trabalho em equipe, ou para salvar o mundo, vem descobrir 10 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho.

Acompanhe as novidades