8 dicas para o profissional de marketing



O profissional de marketing precisa ter perfil e qualidades que contribuam para o desenvolvimento de um bom trabalho na área.

Neste artigo separamos oito dicas fundamentais para quem deseja crescer e ser um profissional de marketing de sucesso! Confira abaixo:

 

Seja flexível

O profissional de marketing precisa ser uma pessoa flexível, deve saber ouvir e falar nos momentos apropriados e sempre olhar os dois lados de uma situação.  Geralmente a pessoa que é responsável pelo departamento de marketing acaba trabalhando ao mesmo tempo com diversas pessoas e por lidar com muitas personalidades diferentes ser flexível é fundamental para não gerar atritos desnecessários.

 

Busque boas ideias

Trabalhar com marketing e comunicação é estar em um processo constante de atualização e aprendizagem, esse processo acaba sempre gerando novas ideias e formas de pensar. Inspire-se em cases de sucesso, viaje, observe os ambientes que você frequenta, ouça pessoas, faça cursos. A melhor forma de buscar novas ideias é sair da sua zona de conforto.

 

Tome notas

Falamos na primeira dica que o profissional de marketing lida no seu dia a dia com diversas pessoas diferentes, essas pessoas acabam gerando demandas e para que o trabalho funcione corretamente é preciso tomar nota de tudo e organizar as pendências por ordem de prioridade.

 

Preocupe-se

A preocupação nos ajuda a conter e prevenir erros, nos faz ficar atentos e preparados para contornar possíveis erros. Preocupe-se sempre com tudo que você precisa fazer, dê atenção aos trabalhos e avalie as probabilidades de erros e acertos.

 

Faça pesquisas

Pesquisas são ferramentas fundamentais para o profissional de comunicação e marketing. Elas são a base para o sucesso de uma boa ação. Estude o perfil do seu público, faça entrevistas, aplique pesquisas, esteja sempre muito bem embasado em tudo aquilo que fizer e apresentar.

 

Compartilhe seus resultados

A melhor forma de você ser valorizado no mercado e no seu ambiente de trabalho é apresentando seus resultados. Mensure todas as suas ações, analise o retorno de cada uma e divulgue-os. Tudo que planejamos e criamos dentro da área do marketing e comunicação demandam muito esforço e dedicação, faça com que isso seja valorizado e apreciado pelas pessoas!

 

Não discuta

Evite discussões e desgastes nas suas relações profissionais, principalmente no seu ambiente de trabalho. Sempre que precisar, dê o seu ponto de vista com sinceridade e educação. Não entre em discussões, pondere a opinião dos outros com a sua e chegue sempre a um denominador comum, se precisar ceda um pouquinho. A melhor forma de fazer o seu trabalho dar certo é manter uma boa relação com todas as pessoas.

 

Seja perceptivo

Ter a percepção da empresa onde você atua, do perfil de negócio dela e do seu público-alvo é fundamental para desenvolver o trabalho de marketing. Acima dos nossos gostos e vontades pessoais devem estar as necessidades e a personalidade da empresa, devemos trabalhar para ela.

Confira também nosso artigo sobre boas práticas em marketing.

Acompanhe as novidades