3 boas práticas para inspirar a vida e o trabalho por James Hunter.

James Hunter é americano, escritor e consultor chefe da J. D. Hunter Associados, empresa de treinamento e consultoria da área de liderança e desenvolvimento de pessoas. Suas publicações estão em diversos países, mas é no Brasil aonde James encontrou seu maior reconhecimento e vendagem de obras como O Monge e e Executivo, com mais de 4,2 milhões de exemplares vendidos.

As 3 sugestões tratadas abaixo são princípios morais, que existem e norteiam o trabalho de grandes Gestores, Consultores e Líderes ao redor do mundo. Muitas crenças religiosas, como: o cristianismo, o budismo, o hinduísmo, entre outras, possuem, ao seu modo, reflexões e ensinamentos baseados nestes princípios há bastante tempo.

 

1. REGRA DE OURO.

A “Regra de Ouro” é também conhecida por “Regra de Reciprocidade”. Trata-se de um princípio moral relacionado com o tratamento entre as pessoas. O famoso: “Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado”.

Autores, como James Hunter, Dale Carnegie, entre muitos outros utilizam deste nobre, e aparentemente lógico, princípio como base, essência dos seus trabalhos nas áreas de Gestão de Pessoas, Consultorias e Treinamentos empresariais.

Colocar-se no lugar do outro, em casa, entre amigos ou no trabalho, é uma prática altamente eficaz. Como qualquer “novo ou esquecido exercício” requer uma atenção e esforço especial, principalmente no início, até que torne-se um hábito.

Na prática, ganhamos qualidade de vida e uma mente mais sadia, quando percebemos que ao nos colocarmos no lugar dos outros, automaticamente passamos a trata-los de forma mais adequada – educada, respeitosa, interessada de verdade – as pessoas. Naturalmente recebemos de volta o mesmo tipo de tratamento. Inclusive nos momentos de pressão, adversidades ou coisas do gênero a melhor opção é nos colocarmos no lugar dos outros e compreende-los melhor.

Sempre é possível contribuir para um ambiente saudável, em casa, com os amigos, no trabalho, em qualquer lugar. Que tal o desafio dessa primeira sugestão?

 

2. NÃO JULGUE, NEM TENTE MUDAR AS PESSOAS.

A única pessoa que podemos mudar somos nós mesmos.

Ser “comentarista” da vida dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho é algo que pode se tornar rotina. Esse hábito não traz benefícios para nós, nem para as pessoas em nossa volta. Ao invés disso, prestar atenção ao que importa e dar feedbacks pontuais relacionados com algo que tenhamos participação, é algo mais adequado e bem vindo.

Julgar e criticar demais – só por hábito – é algo que não ajuda, primeiramente, a nós mesmos, nem a pessoa e muito menos o ambiente em questão. É desperdício de tempo e energia em algo que não será construtivo.

Que tal prestarmos atenção nos pontos que realmente importam, respeitarmos as diferenças e focarmos em aumentar a nossa produtividade e qualidade de vida? Isso nos tornara pessoas melhores, em casa, no trabalho e com os amigos. Desta forma conseguiremos ajudar mais no desenvolvimento das pessoas, a nós mesmos e a melhorar os ambientes de convívio para todos.

 

3. LIDERANÇA SERVIDORA.

“Liderança não é um cargo, é uma responsabilidade” – Peter Drucker.

Esse princípio é a base dos trabalhos e das obras de James Hunter. Mostra a responsabilidade que o Líder tem por todas as pessoa e trabalhos que estejam em seu departamento, em sua família ou até mesmo entre amigos.

Liderar não é coisa para chefe, para dono, ou apenas em empresas. Verdadeiros líderes existem nas mais variadas situações, sem limites de papéis. São pessoas que, naturalmente, tornam-se líderes. Motivam pessoas a serem melhores, a viver com mais qualidade, a sorrir mais, a se qualificar cada vez mais.

Segundo esse princípio, quando nos preocupamos e escutamos, de verdade, os outros, ganhamos as suas mentes e seus corações. Quando apenas somos “chefes” ou um cargo maior, por hierarquia, apenas seremos tolerados até o tempo que nosso cargo se mantiver ou outra oportunidade aparecer na vida daqueles que nos cercam.

Liderar é preocupar-se com os outros, é inspirar os outros a serem melhores a cada dia, a fazer mais, melhor e a fazer com o coração.

 

Para conhecer mais sobre James Hunter e seu trabalho: http://www.jameshunter.com.br/

 

Acompanhe as novidades