10 Dicas Para Um Líder Motivar Sua Equipe



O líder, por mais excelente que seja em seus trabalhos, às vezes tem dificuldades para motivar sua equipe. E o desempenho dos funcionários é relativamente proporcional à sua motivação. Com a conduta certa, a produtividade deles pode chegar a ser maior que 50%, segundo a Right Management.

 

Pensando nesse desafio diário, separamos 10 tópicos que ajudarão um líder a se relacionar melhor com sua equipe, e assim motiva-la cada vez mais:

 

  • Conhecer os objetivos da empresa:

    Parece estranho e óbvio falar que o líder deve saber sobre os objetivos da empresa. Mas muitos líderes acabam deixando esse requisito de lado, justamente por ser algo óbvio. E por isso, as vezes acabam não repassando esses objetivos para seus funcionários, causando um erro de comunicação grave.
    Então é preciso deixar sempre claro os objetivos para todos da empresa, inclusive para o dono dela. Assim todos conversam e seguem uma mesma linha, com riscos muito menores de haver ruídos e falhas.

 

 

  • Ambiente positivo:

    Trabalhar em um ambiente hostil e desequilibrado faz qualquer pessoa não conseguir executar suas tarefas corretamente. Por isso, crie formas que sirvam como válvulas de escape para situações complicadas que possam surgir. Uma sala de descanso, jogos ou livros de variados temas, exercícios físicos durante o dia, momentos de relaxamento ou de humor… São inúmeras possibilidades que há para oferecer um ambiente saudável para os funcionários, fazendo com que sua energia e desempenho permaneçam positivos. Dar uma atenção para o endomarketing também é importante nesse processo.

 

 

  • Relacionamento:

    Quem não gosta de um amigo que você pode contar sempre? O líder precisa fazer esse papel. É preciso se relacionar com seus funcionários mais do que um relacionamento profissional. Quanto mais o líder souber do que a pessoa gosta, quais são seus sonhos e desejos pessoais, mais ele vai saber como dialogar com a pessoa. Deve-se conhecer seu jeito, seus problemas pessoais, suas dificuldades e também suas conquistas. Assim, o líder irá conseguir conquistar a confiança da pessoa, e ter muito mais controle das situações cotidianas.

 

 

  • Escutar:

    O ser humano tem o costume de emitir, mas muita das vezes não tem o hábito de receptar. É importante que um líder saiba ouvir acima de tudo. E uma solução é realizar reuniões frequentes.
    A dica é: separar uma hora da semana para fazer uma reunião com a equipe. Nesse tempo, dedicar 45 minutos apenas para ouvir os funcionários, saber quais estão sendo as dificuldades, desafios e ideias deles. Depois de ouvi-los, o líder deve separar 10 minutos para realizar perguntas, e 5 minutos para dar uma palavra final. Assim, o feedback será mútuo e o crescimento profissional também.

 

 

  • Reconhecimento:

    Uma das coisas mais importantes para uma boa motivação no trabalho é o reconhecimento de seus superiores. Por isso, o líder deve ficar atento aos destaques que vão surgindo em meio a equipe. Então, sempre que houver uma tarefa bem executada, deve-se parabenizar, elogiar e motivar o funcionário a continuar com essa dedicação. Assim todos ficam felizes e com motivação para se empenhar nas tarefas.

 

 

  • Ter o direito de errar:

    Ao mesmo tempo que se deve reconhecer as conquistas dos funcionários, também se precisa entender que todos possuem o risco de errar. Todos da equipe com certeza têm uma intenção positiva nos seus atos. Reconhecer que o desejo foi de fazer algo correto é a solução para evitar desentendimentos e desmotivações. Por isso, quando um funcionário cometer alguma falha, chame a sua atenção de maneira sutil. Tente entender qual foi o raciocínio dele e o porquê de ter agido de tal maneira. Assim o líder o ajuda a encontrar alternativas para solucionar o problema, e faz com que ele aprenda com o próprio erro.

 

 

  • Atento aos sinais:

    É visível quando há algo de errado no ambiente de trabalho. Seja isso em grupo ou individual. Por isso, ficar atento aos sinais que a equipe emite é fundamental para evitar desmotivação. A solução é: além de ouvi-los, procurar saber se existe algum desentendimento entre funcionários, ou se simplesmente não está havendo uma comunicação clara entre a equipe. Isso pode ocorrer por diversas vezes, afetando demasiadamente nas tarefas do dia a dia. Então, um bom líder precisa ter a sensibilidade de percepção entre a sua equipe, para evitar estresse e negatividade no ambiente de trabalho.

 

 

  • Ferramentas necessárias:

    Não adianta nada um líder exigir inúmeras coisas de seus funcionários e não fornecer ferramentas necessárias para eles. O correto é conhecer cada uma das tarefas da empresa na prática. Saber seus desafios diários e entender o que é necessário para fazer uma tarefa bem-feita. Então, investir em treinamento, estudos, programas e cursos que facilitariam o trabalho do funcionário é uma forma de motiva-lo a seguir buscando o melhor na sua função.

 

 

  • Metas e desafios:

    Se o desejo é ter um trabalho bem feito, então as metas devem ficar claras para a equipe. Só assim que poderá haver uma ajuda mútua entre eles, com foco e qualidade no resultado. Assim como os desafios que eles precisam ter. Eles fazem com que os funcionários pensem em inovações para suas tarefas, a fim de solucionar o desafio proposto. Essa é uma grande motivação para continuar sempre com a sagacidade de buscar novos resultados.

 

 

  • Compartilhando experiência e conhecimento:

    Assim como o líder deve conhecer profissionalmente e pessoalmente todos os seus funcionários, o oposto também deve ocorrer. Deixar que a equipe conheça das vivências, experiências e conhecimento do seu líder, faz com que possam aprender com ele. Por isso, um líder não pode ter medo de compartilhar seus pensamentos, achando que isso trará uma imagem de soberba. O truque é saber como falar e dividir. Conversar como amigos e colegas que querem o melhor um do outro. Isso trará um clima positivo, de amizade, confiança, e acima de tudo de respeito e admiração.

 

Com essas dicas, temos certeza que líderes que já são excelentes, se tornaram ainda melhores. É só coloca-las em prática.

Acompanhe as novidades